Para entender este universo que se abre para o Personal Organizer, e como atuar neste segmento, é necessário ressaltar que não existe um idoso típico ou velhice padrão. É essencial uma organização humanizada, respeitando suas queixas, opiniões, expectativas e necessidades pontuais.
Quem somos?
Somos filha e neta da dona Yayá.
Foi a partir dela que nosso olhar se voltou para o cuidado com o idoso, para a intergeracionalidade e nosso próprio processo de envelhecimento.
Mamãe morou conosco por 35 anos, devido a algumas dificuldades em morar sozinha, ainda que ativa e autônoma, passando a nos ajudar na gestão da casa e suas rotinas.
Sempre conviveu com doenças crônicas como sopro no coração e câncer de pele.
além das fragilidades e limitações impostas pelo tempo, passou também pela degeneração macular nos olhos foi reduzindo cada vez a sua visão: precisou parar de fazer tricot e crochê, que a relaxavam mental e fisicamente. O radinho de pilha, tornou-se sua companhia de todas as horas, em especial a Rádio Itatiaia com seus programas esportivos (cruzeirense doente) e interativos como o do Eduardo Costa. Cada nova situação demandava cuidados e reformulação nos processos de organização,
Essa frase de Alexandre Kalache despertou a nossa atenção para o que não percebíamos antes: “a maior transformação do Século XXI vai ser como a gente se prepara para a longevidade, para a qual não estamos preparados.”
Quem é o Idoso no Brasil ?
Conforme Estatuto do Idoso (LEI no 10.741, de 1º de Outubro de 2003) e da OMS – Organização Mundial da Saúde, são aquelas pessoas a.) com 60 anos em países em desenvolvimento; b.) 65 anos em países desenvolvidos.
Conforme estudos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil vem se destacando no aumento da sua população idosa.
Veja só a evolução dos números: a.) 2013 = 13 milhões de idosos; b.) 2019 = 22 milhões; c.) 2060 = 56 milhões.
Este aumento deve-se a:
- Longevidade maior devido à evolução da medicina;
- Medicina Preventiva;
- Saneamento ambiental;
- Hábitos saudáveis que levam a uma menor taxa de mortalidade.
Todas estas informações, aparentemente áridas, permitem que possamos refletir e entender as pessoas idosas ou “geração prateada”, para quem a idade não define suas vidas. Eles possuem um bom poder aquisitivo, autonomia para suas decisões, além de padrões de exigência elevados (pesquise também sobre “ageless” e “perenialls”).
Nesta visão, as estratégias comerciais, sempre voltadas para o jovem, começam a perceber a necessidade de atingir este novo padrão de público, “mercado prateado” ou “economia da longevidade”.
Fatores que podem alavancar a demandar pelos serviços de Personal Organizer:
Por que a demanda por nossos serviços ?
a.) falta de preparo das famílias para receber os idosos , tais como falta de conhecimento, de informação, de suporte.
b.) Idosos que se mudam de suas próprias casas;
c.) tempo cada vez mais escasso nas famílias, principalmente para a geração sanduíche (cuida dos filhos e pais ao mesmo tempo, atuando entre 2 faixas diferentes);
d.) Aliviar a sobrecarga do familiar cuidador.
Como atender ao Idoso ?
Dependendo da situação, este serviço pode ser contratado pelo próprio idoso, quando é autônomo / ativo; ou por sua família, quando é acamado.
Na visita técnica, devemos :
⦁ Buscar o indivíduo e sua história,
⦁ Fazer com que o idoso e sua família se sintam seguros.
⦁ Fazer com que o idoso se sinta útil
⦁ Envolver todas as pessoas que participam da rotina do idoso : familiar, o idoso, o cuidador profissional ou familiar, empregada, etc.
Falamos de organização humanizada, então, o resultado do nosso trabalho deve garantir protagonismo, identidade, segurança, memórias e principalmente, pertencimento ao idoso.
Tipos de serviços que podemos oferecer, através da organização de :
⦁ Agenda
⦁ espaço,
⦁ rotina,
⦁ documentação médica e pessoal,
⦁ armários (roupas de vestir , roupa de cama e banho)
⦁ mala de viagem (medicamentos e receitas merecem atenção especial),
⦁ treinamento empregados/cuidador,
⦁ organização pós-luto
⦁ Lares onde já tenha atuado (a partir de atendimento inicial na juventude, é possível prosseguir nele até a maturidade do cliente ou afins).
Parcerias / Divulgação do Trabalho :
São várias as opções para divulgar nosso trabalho de PO e também buscar parcerias :
⦁ Mídia em geral (suas redes pessoais)
⦁ Cuidadores Profissionais
⦁ Cursos Formação de Cuidadores
⦁ Personal Trainers, Academias
⦁ Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros
⦁ Grupos de Trabalhos voltados a Idosos, que possibilitam conexões e networking, além de muito aprendizado sobre a velhice, dificuldades do mercado prateado, etc.
⦁ Lojas, Supermercados : falta mão-obra preparada para o atendimento ao Idoso e apresentam dificuldade de circulação, de alcançar produtos em prateleiras, de leitura dos preços e rótulos dos produtos.
Conclusão :
É hora de nos atualizar e incluir nossos serviços para o público 60+ : apesar de os idosos serem ativos e digitais, é um segmento ainda pouco considerado nas estratégias comerciais. É sobre atender a um público com hábitos definidos e bom poder de compra.
Fez sentido para você?
Autoras: Grácia e Renata Fidelis @repensar_organizacao