Muito prazer, eu sou Personal Organizer!
Personal o que?
Organizer! (a pronúncia correta é “organaizer”).
Personal Organizer é um profissional que, após cursos e treinamentos específicos, desenvolve a habilidade de enxergar e planejar soluções personalizadas para organizar e conservar a organização de ambientes com foco na funcionalidade e otimização de espaços.
Esta é uma profissão relativamente nova que vem chegando ao mercado brasileiro e promete ser a solução para pessoas que não têm tempo ou disciplina para pensar em um sistema de organização sozinhas.
Organizar um armário pode até parecer uma tarefa simples, mas envolve habilidades e técnicas específicas que um profissional qualificado adquire através de treinamento e prática.
O perfil de quem faz o curso de formação para atuar profissionalmente é majoritariamente feminino. São mulheres empreendedoras, organizadas, atentas a detalhes e que gostam de trabalhar seguindo método.
Em geral, atuar como personal organizer significa uma transição de carreira. As pessoas têm formação e experiência anteriores em áreas diversas, como administração, arquitetura, marketing, dentre outras. E a bagagem anterior é sempre aproveitada nesta nova atividade.
Organização residencial é o serviço mais comum atualmente, mas o campo de atuação da personal organizer é mais amplo. A profissional pode oferecer organização corporativa, mudança residencial, pós-luto, residência de idosos, quarto de bebê, organização de estoque, além de treinamento e definição de rotina para funcionárias domésticas e cursos de gestão do tempo e produtividade.
O mercado da organização vem crescendo bastante nos últimos anos. A profissão está mais conhecida e valorizada e a procura pelo serviço está aumentando.
Para se ter uma ideia da abrangência, fábricas de produtos organizadores e lojas de departamento também acompanham o crescimento desse mercado.
As fábricas de produtos organizadores vêm se adaptando aos novos conceitos e demandas. Algumas inclusive contratam a consultoria de personal organizers para o desenvolvimento de novos produtos práticos, inteligentes e funcionais.
As lojas de departamento, como Leroy Merlin por exemplo, criaram sessões exclusivas para organização onde os clientes encontram desde divisórias de gaveta até caixas para armazenamento.
Sim, é uma profissão do futuro! Muito promissora e que vem afetando positivamente o mercado de organização como um todo. Mas nem tudo são flores. Quem pretende se especializar e atuar como personal organizer deve estar ciente que, como qualquer outra atividade, é preciso muito treino, dedicação e paciência, pois os resultados vêm com o tempo.
Sim, é uma profissão gratificante! Vale a pena a persistência e a dedicação para que a alegria, leveza e qualidade de vida que a organização proporciona alcance um maior número de pessoas.
Está em busca de uma personal organizer? Pesquise na lista de associados ArpopMG
Escrito por Cristina Dumont – @cristinadumont