Compartilhe:

O poder da colaboração e do protagonismo na carreira da empreendedora em organização

O caminho para o sucesso profissional é pavimentado com diversos princípios, habilidades e valores que moldam nossas ações e decisões. A maneira como cada profissional conduz sua carreira impacta diretamente nos resultados a médio e longo prazo. Para trilhar uma carreira de sucesso é preciso compreender que alguns pilares são essenciais e servem para orientar e fortalecer a jornada profissional. Seja você um colaborador dentro de uma corporação ou um empreendedor.

O profissional que compreender esta trajetória e de fato incorporar estes pilares na sua vida como um todo e não apenas na área profissional. Consegue ter mais clareza sobre o que precisa ser feito para ter melhores resultados.

Neste sentido, apresento cinco princípios que considero essenciais para qualquer profissional que deseja se destacar. São eles:

Princípio 1 – Protagonismo:

Protagonismo na carreira significa assumir o seu papel. Envolve tomar as rédeas de sua jornada profissional, significa definir de maneira clara quais são suas metas e objetivos profissionais. Significa ser auto responsável. Neste sentido cabe a você se auto responsabilizar por tudo de bom e ruim que lhe acontece. Trata-se de assumir a responsabilidade sobre sua carreira e não ficar em uma posição passiva ao esperar que alguém lhe dê direcionamento.

O protagonismo na carreira atua como um motor da mudança, da transformação e da evolução profissional. Ao assumir o protagonismo da sua carreira, você consegue desenvolver melhor as habilidades que precisa para superar os desafios que surgem na sua jornada.  Ao assumir o protagonismo, você se torna o verdadeiro autor de sua própria história.

Para alcançar este protagonismo o autoconhecimento é essencial. Você só consegue fazer escolhas assertivas quando eleva o nível de consciência sobre si. Um constante olhar para dentro e para fora. Afinal, quanto mais eu me conheço, mais eu sei como me posicionar, mais fácil é dizer não, quando necessário. Autoconhecimento eleva a confiança e a credibilidade. Além da constante busca por autoconhecimento, a proatividade, simpatia e abertura para o novo favorecem o protagonismo.

Princípio 2  – Aprendizagem:

A aprendizagem contínua é ESSENCIAL para o desenvolvimento pessoal e profissional. Estar disposto a adquirir novos conhecimentos e habilidades é fundamental para se manter relevante em um mercado em constante evolução. Mas não apenas relevante, a aprendizagem contínua também proporciona maiores possibilidades de adaptação às mudanças provenientes do mercado. O interesse pelo aprendizado enriquece nossa mente, amplia nossas capacidades e nos ajuda a enfrentar melhor os desafios. Comece a refletir se você realmente tem buscado novos conhecimentos, se tem feito uma busca intencional com o objetivo de aprimorar suas habilidades e minimizar os seus pontos fracos.

Princípio 3 – Essencialismo:

Focar no que é essencial, significa aprender a reduzir a complexidade em todos os seus processos de trabalho, aprender a desapegar-se de tudo que é supérfluo e manter as coisas cada vez mais simples. Neste sentido, o essencialismo não trata apenas sobre a eliminação de coisas em desuso, mas também sobre a criação de espaço funcionais para o que realmente importa na sua vida, na sua casa, na sua mente e na sua carreira.

Eliminar o que não é essencial é também aprender a trocar o sim duvidoso pelo não absoluto. Trata-se de dizer não sem culpa, sem medo, sem receio e com total confiança, pois você tem clareza sobre o que de fato é essencial para você.

Princípio 4 – Integridade:

A integridade guia nossas ações e decisões. Ela nos permite ter coerência entre o que dizemos e fazemos. Favorece a construção de relacionamentos duradouros que envolvam confiança, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Ajuda a manter relacionamentos mais profundos, significativos e com propósito.
Na sua jornada profissional ela colabora para o processo de construção e desenvolvimento da sua marca pessoal.

Princípio 5 – Colaboração:

Eu acredito que a natureza sempre nos ensina algo e eu tenho o costume de olhar para a natureza sempre que eu busco compreensão sobre algo. Quando eu penso então em colaboração eu lembro de vários bons exemplos no mundo animal, onde, alguns seres vivos têm o comportamento colaborativo, o que é essencial para a sobrevivência destas espécies.

Quando olhamos para as abelhas, visualizamos espécies que são símbolo de trabalho, cooperação e organização. Já as formigas trabalham juntas para levarem objetos muito maiores para os formigueiros, no mar, alguns cardumes se organizam de forma intencional para espantar um determinado predador, assim como algumas aves.

Quando então falamos em colaboração não é apenas uma questão de sobrevivência, mas é inteligente e sustentável desenvolver o comportamento colaborativo.
Pense se você tem buscado desenvolver a competência da colaboração. Pense o quanto você tem colaborado com as pessoas que estão ao seu redor.

Os pilares apresentados aqui favorecem o crescimento profissional e contribui para a construção de jornadas profissionais mais intencionais, inteligentes e sustentáveis. E você? Como tem colocado o protagonismo e a colaboração em prática?

Autora:
Tatiana Melo @tatianameloorganiza
Especialista em organização e produtividade corporativa
Cofundadora da Marmelo Brasil