Compartilhe:

Conquiste Mais Clientes e Cresça como Personal Organizer: Estratégias de Marketing que Funcionam!

Já pensou em ter a agenda lotada de clientes a ponto de precisar até recusar alguns serviços?

Neste artigo, vamos ajudá-la com 5 estratégias de marketing que promovem resultados. Que resultados? Conquistar mais clientes e crescer o negócio de Personal Organizer.

Continue lendo para conhecê-las.

Primeira estratégia: Defina o que é sucesso para você. 

“O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, terá sucesso. ” – Albert Schweitzer

Sucesso é subjetivo, ou seja, depende do sujeito. Cada pessoa tem o seu parâmetro de sucesso. Então, definir o que é sucesso para você, perpassa por refletir e pensar sobre quais são os seus valores, os seus princípios, aquilo que é inegociável, que você não abre mão.

Significa ter clareza do que é de fato importante para você, o que você ama. Empreender é monetizar nossa paixão. E nesse sentido, voltando à citação acima “se você ama o que faz, terá sucesso”.

Quem empreende em algo que não faz sentido, unicamente pelo dinheiro, para ser um sustento, com certeza terá muito mais desafios para o crescimento. Muito mais!!

Porque você sabe que a jornada empreendedora é uma montanha-russa mesmo, tem altos e baixos, tem momentos que a gente pensa em desistir, tem momentos que fica tudo nebuloso, parece que os clientes somem.  E se é uma obrigação, se não tem paixão, a gente desiste mesmo.

Então, ter clareza do porquê você escolheu ser uma Personal Organizer, do seu real propósito, do como seu trabalho faz diferença na vida de outras pessoas e, acima de tudo, o que é sucesso para você, é a primeira estratégia para conquistar mais clientes e crescer.

Segunda Estratégia: Estabeleça e conheça muito bem o público-alvo.

“Quem quer vender para todo mundo, não vende para ninguém”.

Essa é uma das afirmações mais famosas quando falamos de marketing e vendas e, mesmo sem uma autoria certa, tem muita relevância, pois apresenta a necessidade da segmentação.

Satisfação e qualidade também são conceitos subjetivos, cada um tem o seu parâmetro, por isso, existem muitas disparidades de necessidades e desejos entre as pessoas. Portanto, a Personal Organizer que não fatiar o mercado em segmentos, terá muito mais dificuldades de crescimento.

Fatiar o mercado significa classificar os potenciais clientes em grupos com diferentes características ou comportamento, também conhecido como nichos.

Então, a partir do que é sucesso para você, do propósito, dos seus valores, qual é o público-alvo que pretende trabalhar ou já trabalha? Observe que essa pergunta provoca algo que parece até contraintuitivo. Já que ela propõe que você escolha o público que faz sentido para você e que faça essa escolha antes mesmo de definir quais serviços específicos irá oferecer.

A ideia aqui é: não crie um cliente para o seu produto, crie um produto para o seu cliente. Qual problema você está tentando resolver?

Se você adotar a estratégia de primeiro pensar no segmento de mercado que deseja atender, mensurar o público a partir de dados demográficos e psicográficos (hábitos de consumo, comportamento de compra etc.), conhecer profundamente o que essas pessoas desejam, suas expectativas, suas dores, seus sonhos, quais problemas que querem ver resolvidos; ficará mais fácil alinhar todas as ações de marketing para atrair mais clientes.

Quer dizer então que você não pode oferecer organização para empresas e para diferentes formatos de família ao mesmo tempo? Claro que pode! Mas, você precisará delimitar muito bem cada nicho e criar estratégias de marketing que sejam coerentes com cada um deles.

De começo, vale a máxima: “Quem vende para todo mundo, não vende para ninguém”. Vale começar com um nicho apenas e depois que for crescendo ir expandindo para outros.

Terceira Estratégia: Defina e aprimore seus diferenciais para atender ao segmento escolhido.

Não seja mais do mesmo.

A melhor maneira de encontrar o que te diferencia, o que te torna única pensando no contexto do seu negócio de Personal Organizer, e que pode diferenciar a sua prestação de serviço é a partir do seu propósito, dos seus valores e do conhecimento profundo do seu cliente, responder a seguinte pergunta:

– Quais as diferenças que realmente são importantes para o seu cliente que resultem em benefícios percebidos por ele e que você tem habilidade e competência para atender?

E, depois disso, com a mentalidade fortalecida e com seus pontos fortes destacados, analisar os seus concorrentes. Mas a ideia aqui é fazer isso como uma ferramenta de gestão, que chamamos de benchmarking. Uma análise das melhores práticas de mercado, buscando modelar, não copiar os outros.  Você observa o que a outra Personal Organizer está fazendo, avalia se faz sentido para o seu contexto, e absorve de forma aprimorada em seu negócio. Ou seja, tem um pensamento crítico nesse processo.

A pergunta que você pode fazer neste momento é:

– O que você/sua empresa tem de vantagem ou vantagens competitivas que é difícil dos seus concorrentes copiarem?

Porque isso pode inclusive apresentar outros diferenciais exclusivos seus. Ah, mas já é possível adiantar que a sua história ninguém copia, o seu jeitinho, a sua forma de falar. Isso é o que te deixa autêntica.

É imprescindível que você identifique esses diferenciais, pois a partir deles que será possível posicionar sua oferta, seu serviço, o seu negócio na mente dos clientes.

Isso tem a ver com a próxima estratégia.

Quarta Estratégia: Trabalhar o posicionamento. 

O lugar que sua empresa ocupa na mente do consumidor, em relação à concorrência.

Faça a seguinte pergunta: o que eu quero que o meu público pense da minha empresa? Pensem de mim?

Por exemplo: porque uma pessoa compra uma BMW e não um Volvo? Ou vice-versa? Quando falamos de BMW de cara pensamos em status e Volvo pensamos em segurança, não é? Pois esses são os atributos que essas empresas recorreram para se posicionar e realizar toda a estratégia de marketing.

A BMW usa o slogan: “Puro prazer em dirigir”

A Volvo: “Protegendo o que é importante”.

A ideia aqui é criar um jargão e ficar repetindo sem parar em toda comunicação. Ah, e claro que deve estar atrelado a tudo que foi construído nas outras 3 estratégias.

Ter um posicionamento é fundamental para que você consiga desenvolver adequadamente o seu o composto de marketing, que tem relação com a última estratégia.

Quinta Estratégia: Montar o funil de vendas mais adequado.

O funil de vendas é o processo de fechamento do negócio, desde o momento da captação do lead (potencial cliente) até a conversão final.

Existem diversos tipos de funis de vendas, sendo que cada modelo de negócio terá o seu mais adequado. Para o negócio de Personal Organizer um bom funil segue a ordem abaixo:

Posicionamento: tem que ter um script de elevador pronto (algo de bate pronto que já apresenta a transformação, o problema que resolve).

Relacionamento: manter contato com as pessoas por meio de postagens, palestras, parcerias, discutindo tema em grupos do WhatsApp, círculo de amizades. Consiga a atenção das pessoas e ofereça uma visita técnica.

Visita técnica: é uma degustação que precisa que gerar valor.

Fechamento: utilize técnicas apropriadas de fechamento para conversão em vendas dos seus serviços.

Indicação: ao final de cada serviço, solicite ao cliente o contato de uma outra pessoa que ficaria feliz com o seu atendimento.

Existem outras estratégias de marketing que funcionam para conquistar clientes e crescer o negócio. Mas estas cinco apresentadas são a base, os pilares estruturais. Com elas você já tem um excelente plano de ação para colocar em prática, não é mesmo?

Então bora lá conquistar mais clientes, lotar a agenda e crescer seu negócio de Personal Organizer.

Este artigo foi escrito pela Consultora de Negócios Érika Munhoz da Escola Pequenas Empresas. Conheça mais sobre o assunto e os serviços ofertados pela EPE para CRESCER seu negócio de Personal Organizer acessando www.escolapequenasempresas.com.br e/ou no Instagram @escolapequenasempresas.